E.E.R.I Castelinho do Barulho

“Aqui a gente aprende brincando”

(11) 2911-3261 / (11) 2916-8415

Curso Extracurricular

Judô

“Nada sob o céu é mais importante do que a educação. O ensinamento de uma pessoa virtuosa pode influenciar a muitos. O que foi bem aprendido numa geração pode ser transmitido a centenas.”

(Jigoro Kano)

 

O Judô é apresentado como luta, como filosofia e como atividade de desenvolvimento espaço-corporal e social dos alunos.

As aulas de Judô Infantil tem por objetivo melhorar a concentração das crianças, proporcionar auto-estima, auxiliar na disciplina e  desenvolver, valores como o respeito ao próximo, dignidade e convivência harmoniosa entre quem o pratica.

Sendo assim o Judô pode equivaler-se de variados complementos da atividade física, promovendo a sua iniciação conforme a faixa etária específica, baseando-se nos princípios pedagógicos de aplicação, uma vez que estes aconselham atividades lúdicas bastante generalizadas, enfocando e estimulando o desenvolvimento das habilidades motoras básicas, ou seja, os movimentos naturais possibilitando a criança tal progressão em relação ao seu desenvolvimento.

 

"APRENDER A CAIR SEM SE MACHUCAR É O BÊ-A-BÁ DESTA LUTA."

(Jigoro Kano)


 AS AULAS DE JUDÔ SÃO REALIZADAS UMA VEZ POR SEMANA.

 DIA DA SEMANA: QUINTA-FEIRA

HORÁRIO: 17:00hs às 18:00hs

LOCAL: ESCOLA

Ballet

“O corpo de uma criança é um espaço infinito onde cabem todos os universos. Quanto mais ricos forem esses universos, maiores serão os vôos da borboleta, maior será o fascínio, maior será o número de melodias que saberá tocar, maior será a possibilidade de amar, maior será a felicidade.” RubemAlves

 

O ballet é uma das diversas maneiras de se trabalhar a dança na escola, principalmente para a Educação Infantil, sendo esta uma forma de interação e expressão tanto individual quanto coletiva em que o aluno exercita a atenção, a percepção, a colaboração e a solidariedade

O ballet proporciona a conscientização corporal e aprimora as condições pessoais, como a postura, a flexibilidade e o equilíbrio.

A dança/ballet não tem o seu fascínio apenas como arte, beleza e cultura, mas em sua ação pedagógica, pode trazer grandes contribuições para o desenvolvimento infantil, principalmente na fase pré-escolar, em que suas habilidades mais importantes estão sendo formadas.

A dança/ballet em seu papel educacional visa além dos benefícios estéticos e artísticos, um amplo desenvolvimento físico, emocional e social. Como meio de educação do movimento, contribui para o desenvolvimento das funções intelectuais como: atenção, memória, raciocínio, curiosidade e observação. Oferece o despertar e a construção de disciplina e da responsabilidade.


AS AULAS DE BALLET SÃO REALIZADAS UMA VEZ POR SEMANA.

DIA DA SEMANA: TERÇA-FEIRA

HORÁRIO: 17:45hs às 18:45hs

LOCAL: ESCOLA

Informática

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram”. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores.

(Jean Piaget)

 As aulas de Informática acontecem uma vez por semana, estão inclusas na carga horária das turmas do Jardim I e Jardim II, em horários organizados dentro do período de aula. Tendo como principais objetivos uma visão tecnológica, priorizando o desenvolvimento nos alunos em relação às atitudes corretas no uso do computador, apropriam-se das habilidades tecnológicas básicas e demonstram iniciativa e autonomia no uso do computador como meio de expressão e criatividade.

Trabalhando com softwares lúdicos que estimulam a reflexão, a participação e a colaboração.

Natação

“É considerado um dos esportes mais completos, excedendo o simples divertimento ou a pratica esportiva, podendo ser utilizado também com finalidades terapêuticas.”


A E. E. R. I. Castelinho do Barulho tem em sua estrutura piscina coberta e aquecida para oferecer aulas de Natação a todos os alunos.

As aulas de Natação estão inclusas na carga horária, acontecem uma vez por semana, em horários organizados dentro do período de aula, de acordo com a faixa etária de cada Turma. São ministradas por professores de Educação Física especializados em Natação Infantil.

Propicia aos alunos os meios de garantir a sua segurança e independência no meio aquático, despertando o prazer de nadar e, por fim desenvolver as técnicas adequadas para um nado mais eficiente.

Inglês

"Aprender uma segunda língua é mais parecido com o crescimento de um jardim do que com a construção de uma parede."

David Nunan

 

As crianças balbuciam as primeiras palavras na língua materna, mas no seu vocabulário já surgem expressões em inglês. Atualmente é comum ouvi-las falando palavras em inglês com naturalidade.

Sendo assim, os objetivos gerais do ensino de Inglês na Educação Infantil é o de despertar o interesse do aluno pelo idioma, respeitando o universo infantil, numa metodologia que enfatiza a compreensão e comunicação oral. A criança aprende num contexto natural e espontâneo (adequado à sua faixa etária) por meio de atividades lúdicas e dinâmicas.

Mostrando, portanto que a língua inglesa é um recurso de comunicação entre povos de línguas diferentes. Estabelecendo uma base para que as crianças tenham mais segurança nas próximas etapas do aprendizado do novo idioma.

As aulas de inglês acontecem três vezes por semana estão inclusas na carga horária das Turmas do Jardim I e Jardim II, em horários organizados dentro do período de aula.

Culinária

" Culinária é a brincadeira mais gostosa que existe"

Programa "Tem criança na cozinha"

As aulas de culinária na Educação Infantil são trabalhadas de forma lúdica e multidisciplinar, tendo como principais objetivos o de aprender noções de organização, higiene, planejamento de tempo e valorização dos alimentos, estimulando a criança a olhar os alimentos não somente como uma forma de nutrir-se, mas como forma de expressão e arte.

Nas aulas de Culinária as crianças ganham não só em valor nutricional, mas também em experiência cultural e social. Manipular diferentes alimentos e preparar um prato desperta a curiosidade para experimentar algo novo.

Dentro das aulas os alunos exercitam o trabalho em equipe, aprendem a interagir com o grupo e a dividir os utensílios e as tarefas quando necessário. Além disso, é uma forma das crianças mais introvertidas poderem começar a se soltar mais facilmente com a preparação dos pratos.

As aulas de culinária acontecem uma vez por mês, para todas as Turmas, em horários organizados dentro do período de aula.

Horticultura

“Se planejar para um ano, plante arroz!

Se planejar para 10 anos, plante árvores!

Se planejar para 100 anos, eduque as pessoas!”

(Provérbio chinês?) 


“Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: uma planta,um animal,uma criança, um idoso,

o planeta Terra”

(Leonardo Boff)

 

A horticultura permite que as crianças entendam a importância da natureza estabelecendo relações entre o meio ambiente e as diversas formas de vida.

Além disso, a aula possibilita que os alunos acompanhem o crescimento de outro ser vivo observando os cuidados necessários para que as sementes vinguem, adquirindo responsabilidade pela vida e crescimento dos mesmos.

Promovendo, portanto o contato da criança com a natureza e despertando a importância de uma alimentação saudável e natural, assim, com esse intuito que trabalhamos a horticultura com todas as faixas etárias, onde nossos alunos, além de realizarem o plantio, são responsáveis pelo cuidado e manutenção, bem como a colheita dos vegetais que estarão presentes em sua alimentação diária.

© Copyright - Todos os direitos reservados. - 2015

Desenvolvido por Internetline